>Campanha de engajamento na Kraft

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Nessa semana acompanharemos a 3ª edição do seminário Comunicação Interna, realizado pelo IQPC, e vamos fazer uma cobertura do evento, que começou hoje. A palestra de abertura foi do Diretor de Assuntos Corporativos e Governamentais da Kraft Foods, Fabio Acerbi. Ele dividiu com os participantes o case Tô no Jogo – os 100 dias que agitaram o clima na Kraft Foods Brasil, que inclusive foi vencedor regional do Prêmio Aberje 2009.

Em 2008, a Kraft se percebeu num momento bastante complicado em seu relacionamento com o público interno. Apesar dos bons resultados em vendas, a empresa passava por uma série de mudanças organizacionais – entre elas a troca de presidente por três vezes em apenas um ano – que criaram um clima de descrédito, pouco engajamento e distância entre os empregados e a liderança.

Ciente do grande desafio de se conectar a uma audiência cética, a Comunicação da Kraft precisava desenvolver um planejamento que “trouxesse de volta” o público interno para os negócios da empresa e, com isso, ter engajamento das pessoas nas metas corporativas. O plano de ações criado considerou como estratégias centrais a participação ativa das pessoas. Para isso, foi desenvolvido um planejamento de quatro fases – Inspiração, Participação, Evento e Concurso.

Para disseminar os valores e estratégias corporativas da empresa, a campanha iniciou-se com a divulgação de vídeos que contavam histórias vencedoras dos próprios funcionários da Kraft – o depoimento de abertura da série de vídeos foi do presidente da companhia. Em seguida, foi lançado um hotsite que explicava o conceito da campanha “Tô no jogo” e dividia-se entre jogos e mensagens corporativas importantes que deveriam ser resgatadas pelos colaboradores. O hotsite inaugurou um novo momento na companhia ao se tornar um canal aberto a perguntas dos empregados, que eram respondidas rapidamente pela diretoria.

A fase seguinte foi um evento realizado em um ginásio que reuniu todos os funcionários da Kraft para comemorar os bons resultados da empresa e a nova fase na comunicação interna na qual ela entrava. Depois disso, um concurso de histórias e uma ação de reconhecimento concluíram o planejamento vitorioso da Kraft.

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2 Comments on ">Campanha de engajamento na Kraft"

  1. Ocappuccino.com disse:

    >Esta ação da Kraft foi uma ação de endomarketing ou comunicação interna?

    MATEUS

  2. Bruno Carramenha disse:

    >Oi, Mateus.
    O objetivo da campanha era o de disseminar os valores da Kraft para os funcionários, dividir com eles as estratégias corporativas e a maneira como cada um deles estava inserido neste contexto e como poderia contribuir para o sucesso coletivo. Essas são algumas das funções estratégicas da comunicação interna nas empresas.

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