>“Como a comunicação interna contribui na construção e fortalecimento da imagem corporativa”. Case Unilever

>

Fazer o colaborador se engajar e pensar de forma diferente foram um dos temas apresentados por Bruna Gomes, gerente de Comunicação Interna da Unilever, na palestra do Congresso de Comunicação Interna e Endomarketing do IQPC.

Bruna Gomes mostrou de que forma a campanha “Cada gesto conta”, com foco em sustentabilidade, foi trabalhada junto aos colaboradores da empresa. “A campanha tem como proposta fazer com que pequenas ações façam a diferença. Vem de uma nova visão da companhia.” Segundo Bruna, a maior parte do impacto da Unilever está no momento em que o produto é usado pelo consumidor (na forma de lavar roupa ou de usar um shampoo).

Então, a ideia foi pensar em inovações para que o consumidor compre os produtos de forma mais consciente. “Os consumidores são exigentes e influentes. Queremos que ele saia da zona de conforto.” Assim, de que forma trazer esse pensamento para dentro da empresa?
O primeiro passo foi deixar claro o papel de cada funcionário como agente de mudanças, “mostrar que as pessoas podem levar essas ações para fora das horas que trabalham na Unilever.” A construção da marca internamente passou por algumas fases para gerar engajamento.

Na primeira fase, cada gestor passou por uma ‘fase de consciência’. “Temos que dar o contexto para as pessoas. Queremos que o consumidor saia da zona de conforto. Então nada mais coerente que tirar nossos funcionários da zona de conforto também.”

Um exemplo citado foi quando as lojinhas internas com produtos Unilever para funcionários parou de oferecer sacolinhas plásticas para as compras. “A aceitação foi grande, mas muitas pessoas reclamaram. Isso é sair da zona de conforto.” Dessa forma, quem está dentro da empresa se torna “embaixador” da marca. “Primeiro você gera a experiência para o funcionário e depois vem a fase de engajamento.”

Acesse: http://www.facebook.com/cadagestoconta?ref=ts

Comments

comments

Tem algo a dizer? Fique a vontade!

 
Seguir

Receba os posts em seu email.

Cadastre seu email