Colaborador: peça-chave na construção da história da empresa

No final da semana passada recebi a revista Valor Setorial – Comunicação Corporativa (Novembro 2011) e uma matéria chamada “Sem barreiras para comunicar” chamou bastante atenção. Explicarei adiante o motivo.

Diante das ferramentas de comunicação que ganharam eficiência e das ações que se tornaram cada vez mais planejadas e com os resultados monitorados, é um grande grande desafio fazer com que o colaborador acompanhe e compreenda todas as notícias da Instituição.

Numa das matéria foram entrevistados gestores como Mauro Segura, diretor de comunicação e marketing da IBM, Maria Lígia Dutra, gerente-geral de comunicação corporativa da Usiminas, Danielle Espósito Alves, coordenadora de comunicação interna da Braskem, Johnson & Johnson, representado pelo José Carlos Albino – gerente de comunicação entre outros nomes não menos importantes e pude constatar que o bom e velho quadro de avisos convive bem com redes sociais e com a intranet para valorizar o papel dos colaboradores, ou seja, ainda podemos acreditar que o conjunto destas ferramentas fazem a diferença.

Uma questão que também não podemos nos esquecer dentro deste processo – de tornar o colaborador a peça chave na construção da empresa – é a importância do feedback do funcionário. O assunto é evidenciada na CBSS, administradora dos cartões Visa/Vale. Segundo Ronaldo Varela, diretor executivo comercial, marketing e produtos, a empresa dispõe do Canal Fale, que é um endereço web no qual os funcionários podem encaminhar anonimamente críticas e sugestões. “As mensagens são acessadas somente pelo presidente, auditoria interna e membros do comitê de auditoria”.

Pelo 4º ano consecutivo, o jornal Valor Econômico, em parceria com a Aberje, lançou a revista Valor Setorial Comunicação Corporativa. A publicação foi encartada na edição do dia 10 de novembro e trouxe como tema principal “Informação Estratégica – O desafio de monitorar as redes sociais.

Mas, se você não comprou a revista, pode acessá-la também a versão digital http://www.aberje.com.br/acervo_revista_valor.asp e conferir cases interessantes.

Comments

comments

Tem algo a dizer? Fique a vontade!

 
Seguir

Receba os posts em seu email.

Cadastre seu email