A capacidade de ouvir X líder de comunicação = Já refletiu sobre isto?

A revista Comunicação Empresarial, ano 21 – edição 80 traz uma entrevista bastante especial com a Elizabeth Campos, responsável pela área de comunicação da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) para a série “Lideranças da Comunicação”.

Uma das perguntas que me chamou a atenção e que me fez postar aqui foi Quais são os ingredientes que não podem faltar para uma comunicação eficiente? E ela respondeu categoricamente: “A capacidade de ouvir. Para comunicar, precisamos ouvir e entender primeiro. Compreender os fatores motivacionais dos públicos garante que o planejamento e a construção de conteúdos sejam feitos sob medida e de modo mais eficaz. Outro fator importante é a transparência, que para mim se traduz na coerência do falar e agir”.

A pergunta que encerra esta matéria foi: Na sua opinião, o que não pode faltar em um líder de comunicação? Elizabeth responde: “Compreender a dinâmica de negócio e falar sua linguagem, a de resultados mensurados, fará com que a comunicação participe e contribua com decisões importantes para a organização. Um líder de comunicação também tem que entender as ciências humanas, pois construímos marcas e fazemos comunicação para pessoas. Como “arquitetos” do diálogo, temos que projetar essa ponte entre negócios e pessoas.”

Esses dois assuntos já foram abordados aqui no blog. Voltamos ao assunto agora pois geralmente nesse período as empresas estão fazendo as suas avaliações de desempenho.

Também é a época em que a Área de Comunicação está planejando campanhas, ações, eventos para o próximo ano e que se não tiver a capacidade de ouvir os seus públicos, o planejamento será “furado”. Este é um momento de muita correria para nós, mas é um tempo também de reflexão/balanço de tudo que passou e de como podemos fazer melhor no ano que vai entrar.

Elizabeth foi muito feliz na resposta destas duas perguntas, pois além de falar da importância do ouvir também destacou o “fazer comunicação para pessoas” – algo que jamais devemos nos esquecer.

Pense nisto!
Se neste ano você pecou em uma destas questões, coloque como meta o seu aprimoramento para 2012 e conte com o blog para estar sempre antenado!

Para ler na íntegra a revista e/ou esta matéria, acesse a edição digital neste link

Boa leitura e reflexão!

Comments

comments

Tem algo a dizer? Fique a vontade!

 
Seguir

Receba os posts em seu email.

Cadastre seu email