Edelman lança novo serviço de pesquisa sobre engajamento de funcionários

O mercado de produtos e serviços de comunicação interna tem estado bem aquecido. Se já contamos com agências especializadas nesse universo, agora é a vez da Edelman fortalecer sua atuação na área.

A empresa acaba de lançar o Connections Index, uma ferramenta desenvolvida para ajudar empresas a compreender a força, a qualidade e os motivadores de três elementos-chave de conexão de seu público interno: a própria empresa, os colegas de trabalho e o mundo exterior.

Segundo a Edelman, este índice permite à empresa entender os comportamentos de seu público interno e avaliar o engajamento em tempo real, em vez de apenas coletar por ocasião de pesquisas de opinião. Os dados são obtidos por meio de pesquisas tradicionais e também por métodos como análise comportamental, feedback em tempo real em comunidades específicas, entre outros.

O “em tempo real” é uma novidade… não acho que as empresas estejam tão preparadas para dar conta dos dados que podem ter em mãos, mas Matt Norquist, vice-presidente executivo global, ressalta que “as empresas podem não estar preparadas para agir agora, mas este não deixa de ser um requisito estratégico que estará cada vez mais presente. Essa solução torna a ferramenta da Edelman ainda mais valiosa”.

Ela (a ferramenta) também permite às empresas saber o que o público interno está falando sobre ela (a empresa) nas mídias sociais, pois analisa o perfil dos funcionários. Pode ser polêmico, mas não podemos negar que é uma forma efetiva de saber o quanto o funcionário fala e aprova a conduta, prática e ações da sua empresa.

Os resultados do Connections Index ficam disponíveis em um ambiente virtual que permite à empresa analisar a força das conexões de seu público interno em comparação com os objetivos da empresa, avaliar o desempenho em uma determinada região, área ou nível hierárquico, além de ver como está em relação a outras organizações do mesmo setor ou do mesmo porte, por exemplo.

Um dos motivadores para a criação do índice foi a pesquisa Trust Barometer, realizada pela Edelman em 25 países e que mede o nível de confiança em empresas, governos, ONGs e mídias. Os resultados de 2012 revelaram que 50% dos entrevistados vêem os funcionários como uma fonte confiável de informação sobre a empresa onde trabalha (contra 16% identificado em 2011), demonstrando que, além contribuir para o desempenho dos negócios, o engajamento eficaz do público interno pode também contribuir para uma reputação externa mais favorável. Para quem não a conhece, a Edelman Significa é uma agência especializada em engajamento para construção de marcas.

A Marcília Ursini é a líder da prática de Engajamento de Público Interno no Brasil, que tem como principal objetivo estabelecer uma gestão de relacionamento forte com colaboradores. Entre os seus clientes atuais estão a Vale, a Cultura Inglesa e a Johnson & Johnson. Se alguém se interessar e quiser falar com a Edelman, o telefone é 3060-7777.

Ops: antes tarde do que nunca, perguntei à Edelman quem já usa a nova ferramenta em outros países (já que ela acaba de ser lançada no Brasil) e eles dizem apenas que “muitas empresas estão usando um ou mais elementos dessa abordagem”. Ok…

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