Qual é a sua contribuição para Comunicação Interna ser estratégica?

Falar que comunicação estratégica é fácil. Se ela é, de fato, estratégica é o X da questão. Eu sei, o assunto não é novo, mas se o desafio ainda continua, então o tema continua na pauta dos profissionais da área. Não somos do Financeiro, nem do RH e muito menos de TI. Mesmo assim, como as outras áreas prestadoras de serviço para uma organização, a Comunicação é elemento-chave de sucesso ou erros para os negócios da empresa mesmo não sendo o core business.
Para a comunicação interna ser estratégica em uma organização, antes de mais nada, ela deve pensar e atuar estrategicamente. Se o trabalho da área for pautado por organizar eventos com os colaboradores, preparar e divulgar comunicados solicitados pela direção e fazer o jornalzinho da empresa de tempos em tempos, ora, estamos só fazendo menos do que a rotina esperada para a área. Isso mesmo, menos do que o esperado porque sempre cobrarão mais da nossa área. Depois falamos que o departamento parece mais uma pastelaria, que os líderes não entendem o papel de Comunicação, bla bla bla. Ora, somos reconhecidos pelo o que entregamos. Se entregarmos pastéis quentinhos de última hora, somos uma pastelaria.
Para ajudar a refletir, quantas vezes nos últimos seis meses você discutiu com a alta liderança sobre os negócios da empresa? Como isso foi refletido na comunicação interna? Você estava do lado de dentro ou de fora daquela reunião importante com toda a diretoria, em que foram definidas as comunicações sobre uma mudança importante na companhia? A comunicação deve ser parte da decisão, e não envolvida após as definições. Aí o papel é só o de escrever os comunicados, isso se o departamento jurídico já não o fez pela sua área, caprichando nos termos que poucas pessoas irão entender. E o ônus ficará para quem?

Já procurou fazer uma rápida enquete, para saber se os funcionários conhecem a missão, a visão e os valores da empresa? Será que eles realmente sabem quais são os planos da organização para o ano? Mais do que isso, será que eles entendem o seu papel individual – como profissional e integrante de uma equipe – em todo esse enredo? Se as suas respostas foram negativas para essas indagações, há muito trabalho a fazer. E o tempo urge, com a pressão de curto prazo que assombra o mundo corporativo, o relógio já está correndo contra. Hora de respirar, planejar a longo prazo e entregar em curto prazo. Pense em mudanças que possam ser feitas e percebidas em cada trimestre. Com a percepção que a Comunicação está melhorando e sendo mais estratégica para a empresa, a liderança lhe dará mais tempo. Pelo menos até o próximo trimestre. Então, mente e mãos à obra!

Comments

comments

Artigos relacionados

One Comment on "Qual é a sua contribuição para Comunicação Interna ser estratégica?"

  1. Vicente Negrão disse:

    Excelente texto você foi pontual nas suas colocações e é uma área que precisa de muito investimento e isso exige do profissional de comunicação saber em primeiro lugar sensibilizar a direção da Empresa, e segundo mostrar que comunicação não é despesa e sim investimento e por fim saber trabalhar com planejamento de comunicação que envolva toda a empresa sem perder vista a missão e a visão da mesma. Esses são alguns pontos e é claro existe outros. Um grande abraço.

Tem algo a dizer? Fique a vontade!

 
Seguir

Receba os posts em seu email.

Cadastre seu email