Sistema de comunicação interna aberto a sugestões

Mensagem para você. O WhatsApp, serviço de mensagens gratuitas para smartphones, é o mais novo meio usado por empresas em todo o mundo para a comunicação interna. A iniciativa procura ir ao encontro de duas situações que estão presentes no mundo corporativo. A primeira é a quantidade crescente de e-mails que recebemos diariamente, o que faz com que mensagens prioritárias concorram com assuntos menos relevantes, de interesse pessoal ou mesmo SPAM. Conheço algumas pessoas que já declararam publicamente que uma de suas metas é zerar os e-mails não-lidos no final de cada dia. Tarefa árdua nos dias de hoje. A outra situação é, na verdade, uma tendência que só se fortalece, o home office. Apesar do Yahoo ter cancelado essa possibilidade recentemente, em virtude da baixa produtividade de funcionários no ambiente residencial – na visão da empresa –  mais  e mais organizações caminham para ter menos empregados em seu espaço físico. Todo esse cenário é propício para o uso de comunicação via celular com o público interno. E o WhatsApp desponta, deixando para trás Skype, Facebook Messenger e outros concorrentes.

Para falar com a equipe de profissionais espalhados pelo Brasil e demais países, a PwC adotou o WhatsApp como plataforma interna para estimular troca de mensagens. Segundo João Lins, sócio da consultoria, muitas das informações compartilhadas são posts de blogs e vídeos do YouTube, relacionados aos projetos desenvolvidos pela PwC. “As redes são um excelente veículo para estimular a inovação e a cocriação dentro da companhia” – afirma o executivo.

Entendo que empresas dos mais diversos portes procuram criar, implantar e manter sistemas de comunicação com seu público interno. Entretanto, na velocidade da evolução tecnológica, em pouco tempo surgem novas possibilidades, como o WhatsApp. E a geração Y, formada por jovens profissionais que usam recursos digitais de comunicação em larga escala, são os primeiros a estimular o uso de ferramentas como essa. Por isso, esse simples case mostra um recado para as empresas e comunicadores. Estejam abertos a receber sugestões e iniciativas promovidas por funcionários para ampliar a comunicação interna, mesmo que não tenham sido previstas nos canais (até então) oficiais de comunicação.

Comments

comments

Artigos relacionados

Tem algo a dizer? Fique a vontade!

 
Seguir

Receba os posts em seu email.

Cadastre seu email