Diagnosticar para medir resultados – Análise swot na comunicação interna


Texto produzido por Carla Campos, Cecília Bandeira, Fernanda Machado e Natália Pedrozo

É essencial conhecer o perfil do público interno com o qual se quer comunicar, pois para construir um bom relacionamento, é necessário conhecer os interlocutores. Para entender a relação e a importância da Comunicação Interna na organização, é considerado uma ótima prática realizar entrevistas em profundidade com líderes e gestores com análise de cenário e ambiente.

A análise SWOTStrengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) é uma ferramenta muito utilizada para fazer análise de cenário e serve como base para gestão e planejamento estratégico de uma organização. Nesse contexto, a análise SWOT divide-se em:

Ambiente interno ao processo de comunicação (Forças e Fraquezas) – principais aspectos que diferenciam a organização pelas características de sua cultura organizacional. Esses aspectos observados devem fazer parte da estratégia de Comunicação Interna.

Ambiente externo ao processo de comunicação (Oportunidades e Ameaças) – corresponde à gestão da empresa e aos movimentos das outras áreas que a compõem.

As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da Comunicação Interna e se relacionam a fatores nos quais podemos agir. Já as oportunidades e ameaças são cenários e estão relacionadas a fatores da gestão, sob a responsabilidade de outras áreas dentro da organização.

A análise SWOT deve ser utilizada entre o diagnóstico e a formulação estratégica do plano de Comunicação interna. Identificar os elementos-chave para a gestão da comunicação implica estabelecer prioridades de atuação e preparar opções estratégicas que visem minimizar riscos e resolver problemas.

Referência: Por que investir na Comunicação Interna – Abracom, Associação Brasileira das Agências de Comunicação.

 

Comments

comments

Artigos relacionados

2 Comments on "Diagnosticar para medir resultados – Análise swot na comunicação interna"

  1. Ola Vivi, muito bom, gostei muito da aplicação da Análise SWOT para planejamento da Comunicação Interna, as autoras estão de parabéns e você tbm por compartilhar, tenho usado minha experiência com Qualidade para fazer uma paralelo com a Comunicação, estou escrevendo sobre as ferramentas da Qualidade aplicada às práticas da Comunicação e publicando num blog, na realidade já estou começando a dar os primeiros passos para o TCC cujo o tema será Ferramentas na Qualidade na Abordagem Comunicacional. E para dar inicio aos estudos de SixSigma farei o curso com você em Janeiro, afinal, como mensurar resultados da Comunicação Interna? Com resultados em mãos é só aproveitar das técnicas do Six Sigma e do MINITAB. Bjos.

Tem algo a dizer? Fique a vontade!

 
Seguir

Receba os posts em seu email.

Cadastre seu email