Cultura brasileira: O nosso jeitinho e a Comunicação com Empregados (nota rápida!)

Nessa semana estivemos – Viviane, Bruno e eu – em mais um evento sobre a Comunicação com Empregados. Desta vez, a convite da Edelman Significa, que promoveu um café da manhã sobre o tema para seus convidados.

Foi um debate muito rico, com alto nível de participação e interação entre os presentes. E, claro, um dos temas de maior interesse e apreciação foi Cultura Organizacional. Afinal, não há mais espaço para se pensar ou praticar a Comunicação Interna isolada da Cultura da organização. A bem da verdade, o que temos defendido é que a Comunicação com Empregados precisa (mesmo!) ser pensada à luz da Cultura Contemporânea, já que é nesse caldo que as empresas em si estão imersas.

Lembro-me que em dado momento falamos sobre a Cultura do povo brasileiro – e sobre como isso também impacta nas relações de trabalho e, consequentemente, na Cultura Organizacional das companhias por aqui. Essa relação entre o “jeitinho brasileiro” e a forma como se dá o trabalho no Brasil já foi objeto de estudo em outras pesquisas. E, ontem, a Revista Exame publicou em sua versão online mais uma reflexão sobre tudo isso, listando seis comportamentos dos brasileiros que são – de acordo com a matéria – incompreendidos pelos “gringos”.

Vale a pena ler e observar, já que no nosso dia a dia de comunicadores com empregados somos os primeiros a precisar compreender essas nuances que compõe a Cultura Organizacional de nossas empresa.

http://exame2.com.br/mobile/carreira/noticias/6-habitos-do-brasileiro-no-trabalho-que-gringos-nao-entendem

Comments

comments

Artigos relacionados

Tem algo a dizer? Fique a vontade!

 
Seguir

Receba os posts em seu email.

Cadastre seu email