Sua empresa envolve os funcionários no Outubro Rosa?

É relativamente comum – e bacana! – que as empresas conscientizem seus funcionários sobre questões de saúde em geral. Não faltam temas pertinentes: doenças cardiometabólicas, doenças sexualmente transmissíveis (como hepatite C e Aids) e, claro, câncer. O blog hoje aproveita o Outubro Rosa para compartilhar ações bacanas que algumas empresas estão fazendo para chamar a atenção ao tema.

Fica aqui nossa reflexão sobre a importância de lembrar da prevenção, especialmente no caso do câncer de mama. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) indica que para 2014 são esperados + de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Quanto antes a doença for diagnosticada, mais cedo começa o tratamento, e maiores são as chances de cura.

Com os funcionários, são muitas as formas de abordar a questão.

- É um assunto pertinente para homens e mulheres. O papel da família na prevenção é crítico e, por que não dizer, um ato de amor.

- Explorar questões / dúvidas de funcionários que têm pessoas próximas (da família ou amigos) com câncer pode ajudar. O tema ainda é um tabu.

- É importante lembrar a data, mas é mais importante ainda lembrar as mulheres de fazer o autoexame e saber o que procurar (nesse caso, sempre gosto de lembrar de uma ação da Ong Se Toque, que criou um colar de pérolas, com diferentes tamanhos de pérolas que remetem a diferentes estágios da doença) e, especialmente, consultar um médico regularmente para fazer exames de diagnóstico que detectam qualquer alteração nas mamas de forma mais precoce que o autoexame.

Em 2013, a GE – empresa que tem um braço de saúde e comercializa equipamentos de detecção de câncer de mama – abraçou a causa e fez uma super campanha dentro e fora de casa. Uma das ações mais lindas, compartilhadas com diversas audiências, entre elas os funcionários, foi uma série de vídeos. Um deles, com uma senhorinha de 101 anos que teve e venceu o câncer, eu compartilho com vocês agora.

Este ano, outras ações estão programadas!

A Avon também comemora. Hoje vi várias fotos no Facebook do escritório decorado com bexigas cor de rosa e as funcionárias orgulhosas da ação! O Instituto Avon, que participa de iniciativas de conscientização há mais de 20 anos, patrocina algumas iniciativas bem bacanas para a população. Uma delas é iluminar uma roda-gigante de cor-de-rosa no Parque do Ibirapuera de 3 a 12 de outubro. O visitante poderá andar gratuitamente na roda, desde que visite antes a tenda onde são oferecidas informações básicas sobre a doença e os exames preventivos, incluindo a mamografia.

Sesc Caxias do SulEsta semana, o Sesc Caxias do Sul distribuiu lenços rosa para todas as mulheres e um boton alusivo ao tema aos homens. Nos displays do restaurante, utilizados nas mesas, foram colocados flyers com orientação sobre a importância do autoexame, além de palestras de esclarecimento. Nessa foto aí ao lado a gente pode ver como a ação foi recebida!

O Hospital Ana Costa também caprichou. O mês começou com a distribuição de laços rosas personalizados que serão usados durante toda a campanha. Nos dias 06 e 13, o HAC receberá a visita do grupo clown S.O.S Saúde que promoverá uma intervenção teatral em todos os departamentos falando da importância da detecção precoce para o tratamento e cura do câncer de mama e convidando as mulheres a partir de 40 anos para participar do Mutirão de Mamografia. O mutirão é um esforço conjunto de vários departamentos do hospital para facilitar o acesso das colaboradoras ao exame, eliminando a burocracia para a realização deste tipo de procedimento. Normalmente, a mamografia é realizada mediante solicitação médica, com agendamento prévio, que é feito de acordo com a disponibilidade e demanda. Já durante o mês de outubro as colaboradoras serão incentivadas a realizar o exame durante o horário de expediente, bastando, para tanto, comparecer ao serviço de Mamografia Digital do HAC, que terá vagas reservadas a elas na agenda. <3

A Ong Se Toque (que eu já mencionei por conta do colar de pérolas), tem compartilhado uma série de histórias que podem ser recuperadas pelo #HistoriasdeSuperaçao.

Enfim, seja qual for o investimento ou o tamanho da ação, compartilhar a importância da prevenção do câncer de mama com os funcionários tem tudo a ver!

Se sua empresa também comemora o Outubro Rosa, compartilha com a gente!

Comments

comments

Artigos relacionados

Tem algo a dizer? Fique a vontade!

 
Seguir

Receba os posts em seu email.

Cadastre seu email