Dow Brasil inova e cria rádio comunicação com empregados

Confira abaixo como surgiu a ideia e quais as características do canal.

Cenário:

Após realizar uma pesquisa de comunicação interna, a empresa percebeu que estava trabalhando com muitos canais que tinham informações iguais ou similares.  Notou-se também que não havia um critério claro sobre o que seria comunicado em cada canal e que o excesso de e-mails enviados tornava a comunicação confusa para os empregados. Além disso, surgiu um dado muito significativo através da pesquisa: 68% das pessoas apoiavam um canal digital ao invés da revista impressa. Foi isso que fez com que o departamento de Comunicação Corporativa da Dow fosse atrás de uma nova solução para apresentar a empresa.

Desafio:

A organização teria, então, que criar uma ferramenta digital que fosse interativa e que agilizasse a entrega de conteúdo diário. Além do mais, ela deveria ser um canal dinâmico a fim de sensibilizar e transmitir informações sem interferir nas atividades cotidianas dos empregados. Outro ponto importante que deveria conter nessa nova ferramenta é o de agregar mais conteúdo e reunir os veículos já existentes (revista interna, matérias da intranet, redução de campanhas e e-mails) em uma única plataforma de comunicação.

Solução:

A partir do cenário e desafio apresentados, o departamento de Comunicação Corporativa chegou a uma solução capaz de resolver as questões levantadas: a criação da emissora de rádio on-line e o canal de podcasts. A empresa encontrou, assim, uma maneira de trabalhar a comunicação em um canal de linguagem leve, dinâmica, ágil e democrática. Utilizando uma plataforma mais moderna que permite a interatividade e possibilita uma maior proximidade em relação aos empregados, devido à acessibilidade e também participação deles em programas e concursos da rádio. Por fim, a rádio oferece outro benefício muito significativo, o de mensurar. É possível saber o número de acessos, de downloads e o tempo médio de escuta.

Gostou? Então confira uma breve lista com outras características da rádio Dow:

– 24 horas de transmissão

– Locutor próprio

– Aplicativos para IOS e Android com acesso restringido

– Site Web com acesso restringido

– KPI’s de audiência

– Podcasts

– Versatilidade: é possível emitir a rádio no offline (na TV Corporativa,em caixas de som e em pontos de escuta, como ônibus)

– Crossmedia: a rádio interage com outros canais (TV Corporativa, podcasts por e-mail, chamadas na intranet e interação com a rede social interna)

– Engajamento: oportunidades de engajamento e interação por meio de diferentes ações e plataformas (Whatsapp próprio, concursos culturais e de audiência, presença da rádio nos eventos da Dow e de parceiros)

– Conteúdo: programação pode ser dividida entre música e notícia a cada 15 minutos. A definição da programação é em tempo real, com grades definidas de acordo com datas específicas internas e externas, além das demandas de comunicação mais imediatas.

 

down          dow

(Fonte: as informações e fotos apresentadas foram compartilhadas pela Gerente de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Dow, Mariana Orsini).

Comments

comments

Artigos relacionados

Tem algo a dizer? Fique a vontade!

 
Seguir

Receba os posts em seu email.

Cadastre seu email