Pesquisa revela que satisfação dos funcionários aumentou no último ano, apesar dos atuais desafios econômicos

Satisfação dos funcionários no Brasil

Os efeitos da crise econômica não passaram despercebidos no mercado de trabalho. São muitas as queixas de profissionais, que, diante desse cenário, viram as oportunidades diminuírem, colegas serem dispensados, benefícios reduzidos e oportunidades de crescimento congeladas. Entretanto, apesar dessa situação desafiadora para as empresas e para os próprios funcionários em si, o nível de satisfação geral apresentou um leve aumento em relação ao ano de 2015, segundo dados obtidos com base nas avaliações de milhares de profissionais no site Love Mondays.

O Love Mondays é uma plataforma onde funcionários avaliam, de forma confidencial, as empresas nas quais trabalham e atribuem notas para os critérios satisfação geral, remuneração e benefícios, oportunidades de carreira, cultura da empresa e qualidade de vida.  Todas essas informações estão disponíveis online e de forma gratuita para trazer mais transparência ao mercado de trabalho e, portanto, ajudar os profissionais tomarem melhores decisões de carreira.

Ao utilizar as milhares de avaliações recebidas semanalmente, o Love Mondays tem monitorado a evolução da satisfação dos profissionais brasileiros. E, neste ano, o nível de satisfação dos funcionários atingiu a nota mais alta desde 2014, passando de 3,066 em 2014 para 3,525 em 2016 ( de 1 a 5, sendo 1 muito insatisfeito e 5 muito satisfeito). Apesar das dificuldades encontradas no mercado de trabalho, quem está empregado encontra pontos positivos que merecem ser destacados, tais como ambiente de trabalho, pacote de benefícios, colegas de trabalho e oportunidades de aprendizado.

Em alta – Cultura da empresa

Apesar do cenário mais pessimista, ainda há espaço para que alguns aspectos se destaquem e cresçam na avaliação dos profissionais. O quesito “Cultura da empresa” obteve um resultado positivo em comparação ao ano anterior, demonstrando que, apesar da crise econômica, é possível criar mudanças culturais positivas.

Em baixa – Oportunidades de carreira

Um dos pontos que apresentou maior variação negativa segundo as avaliações do Love Mondays são as oportunidades que as empresas oferecem aos funcionários. Diante da situação econômica complicada e desafiadora, as companhias reduziram o ritmo de crescimento, eliminaram funcionários do quadro e, consequentemente, diminuíram as oportunidades. “Esse cenário congela políticas de promoção nas empresas, o que reflete diretamente neste indicador”, explica Luciana Caletti, CEO e co-fundadora do Love Mondays.

Setores de Bens de Consumo e Construção se destacam

Quando se fala de segmentos do mercado, pode-se notar claramente que alguns sentiram mais que outros as consequências da crise econômica. Isto está refletido nas avaliações recebidas no Love Mondays, que traz o setor de Bens de Consumo como o mais satisfatório, seguido por Engenharia e Construção. Consultoria e Logística também obtiveram resultados expressivos, ao passo que o setor de Serviços Financeiros apresentou uma queda considerável de satisfação dos profissionais.

“O setor de Bens de Consumo muitas vezes tem funcionários apaixonados pelas marcas e produtos da empresa. Esse fator de orgulho combinado a programas de progressão na carreira estruturados e bons benefícios corporativos podem explicar o alto nível de satisfação dos profissionais desse setor. Já no caso do setor de Serviços Financeiros, a possibilidade de remuneração variável agressiva, bem como oportunidades de desenvolvimento e aprendizado são fatores que contribuem para a alta satisfação no setor”, avalia Luciana Caletti, CEO e co-fundadora do Love Mondays.

Confira a evolução de satisfação geral do profissional brasileiro nos últimos anos:

Dados enviados pela Love Mondays

Dados enviados pela Love Mondays

Confira a nota de satisfação geral do profissional brasileiro em 2016* por setor:

Dados enviados pela Love Mondays

Dados enviados pela Love Mondays

Sobre a Love Mondays

  • Love Mondays é o principal site de avaliações de empresas, salários e vagas de emprego do Brasil. Com mais de 80 mil empresas avaliadas no site, o Love Mondays ajuda mais de um milhão de profissionais por mês a tomarem decisões bem informadas sobre suas carreiras.
  • Lançado em 2014, o Love Mondays foi eleito duas vezes a melhor startup na América Latina e hoje faz parte do Glassdoor.com.

 

(Conteúdo desenvolvido pela Love Mondays)

Comments

comments

Artigos relacionados

Tem algo a dizer? Fique a vontade!

 
Seguir

Receba os posts em seu email.

Cadastre seu email